terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mãe?



Tenho, diante de mim, a oportunidade de, mais uma vez, fazer as coisas de um modo diferente. A partir de uma sociabilidade em que eu acredito, um tanto estranha e alheia à que eu tive, a partir de outros valores calcados na solidariedade, no amor, na partilha, na luta pela vida e alegria, a partir de uma nova compreensão do que é família.
Foto: Arquivo pessoal
 
Ou não, a oportunidade pode vir enquanto um grande desafio, quem sabe intransponível... porque sei o quanto uma nova realidade pode atuar enquanto reconfigurante de estradas e o quanto a minha energia que hoje está tomada de tarefas importantes, de coisas que dependem de minhas mãos, minha fala, meus gestos e sedução pra acontecerem podem ser completamente redimensionadas e eu posso me perder no meio desse novo papel que eu vou assumir.

Vários medos me atingem...

Conjugar essas coisas será abrir mão da minha potencialidade na política? Como eu vou ser mãe e fazer tudo isso? Nesse contexto tão difícil em que as pessoas não percebem o quanto as crianças devam fazer parte da construção desse mundo novo? O quanto as pessoas ainda não percebem que o cuidado com as pequenas e pequenos deve ser compartilhado?

E o meu existir transviado, como vai sobreviver a isso tudo? Minha liberdade, minha nudez, minha cara ao vento, meu ser sendo vento. E fogo. Meus sorrisos sacanas. O sexo compartilhado, o desbunde pro mundo... Como? O que serei eu depois disso?

Mas aí eu sorrio...
Foto: Arquivo pessoal
É que esse medo surge misturado com uma coragem e a sensação de que mais uma vez vou perverter as medidas e ser desmedida sem perder o amor e sem deixar de ser tão intensa. 

Como será uma mãe que é vento e fogo ao mesmo tempo?


O que é que eu vou aprontar nesse mundo?

Acho que aqueles e aquelas apegados com os rosários e as bíblias deveriam pensar duas, três vezes, antes de forçarem a uma mulher como eu a ser mãe. Até porque eles não conseguem impor isso, por mais que tentem... não sobre mulheres como eu... porque eles não me controlam com as suas regras de não aborto. A decisão foi minha, mas isso eu explico em outro texto.
Depois de grávida, a decisão de gestar foi minha, foi minha escolha. E quando uma mulher como eu decide gestar, parir e criar... tudo isso está bem longe de ser o que eles entendem por isso. 

Eles sabem e fazem uma cartilha tão poderosa de como deve ser o comportamento de uma grávida que é preciso lutar dia a dia para continuar livre. As pessoas me dizem o que fazer, para onde devo ir e o mais forte: o que devo deixar de fazer e para onde não posso mais ir... E isso não tem nada a ver com saúde, tem a ver com moralidade e controle.

Mas não. Eu continuo escolhendo. E a minha escolha não é a escolha deles. As lutas que serão travadas pela afirmação do meu ser mãe vão contra tudo em que eles acreditam.
 Uma mãe que é vento e tempestade


e fogo
O meu corpo grávido é meu. Ninguém manda nele.

Vem, criança, cresça... nasça... 

Sigamos e vamos mostrar pro mundo como se ama.

E vamos incendiar o país!



__________________________________________________________________
Diana Melo

"Feminista desde sempre, pra construir coletivamente o direito de que eu, como mulher, tenha a liberdade de ser o que eu quiser ser, amar da forma que eu quiser amar e estar onde eu quiser estar."
Maranhense, advogada militante da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos - Escritório Brasília e responsável pelos debates de Combate à Tortura e Violência Institucional; Educadora popular desde 2002, a partir da experiência do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - NAJUP "Negro Cosme" e atualmente colaboradora de projetos de extensão da UNB, (Promotoras Legais Populares) e UFMA (Najup Negro Cosme). Integrou o Grupo de Mulheres da Ilha do Maranhão e atualmente milita no Coletivo A-grupa, que discute feminismos e relações de gênero, " pervertendo a separação entre razão e sensibilidade". Também é colunista do blog http://assessoriajuridicapopular.blogspot.com

4 comentários:

Izabele Pimenta disse...

Diana, seu texto me deixou muito emocionada! Senti a liberdade do vento e a intensidade do fogo, um alimentando o outro assim como a mãe alimenta x filhx.
Felicidades e amor bem cuidado nesses dois coraçõezinhos para esse novo ciclo.
Gratidão pelas lindas palavras de força e de esperança!

Paulo César di Linharez disse...

Percebo teus medos e tenho alguns deles também. Mas não é esse o nosso desafio agora?

Uma criança sempre deverá ser luz e prosperidade. Nós veremos e viveremos isso.

Tu continuará sendo forte, fogo, vento e será mãe. Sem fazer disso uma guerra contra ti ou contra "aqueles".

Vivamos!

Luka disse...

Acho que esse é um dos nossos maiores desafios, como dar conta dos nossos anseios e decisões quando aparentemente eles são conflitantes? A gente encontra um meio, a gente leva cabeçada sim, mas sempre dá para encontrar um caminho que consiga conciliar as coisas. Não é fácil, não é de uma hora para outra, mas existe. Beijos

Ana Sampaio disse...

Tem regra não, é amor. Não me enquadro em nenhum formato de mãe, mas no momento em decidimos ser mãe, quando deixamos que eles venham, nesse momento nos tornamos senhoras de nosso destino, donas de nossos caminhos, e viramos: alquimistas, bruxas, conselheiras,balarinas,equilibristas,feras e a mesma intensidade do riso segue o choro,quando êxitamos por uma duvida qualquer ou medo, no momento seguinte nos toma a ousadia e somos tudo a ferro e fogo . Como são nossas guerreiras e amorosas mães. Ser vento e ser fogo é a sua medida do equilibrio ,siga sendo assim leve e feroz quando necessario, um exemplo de dialetico do nosso feminino. Todos os dias te quero bem mais.

Twitter Facebook Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates